Features Image
SAMUEL SCHLIEPER - Arquiteto e Urbanista
Formação: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 2003.

“Toda arte é expressada de maneira personalizada, única. Por ela, a partir de um contexto, o mundo é transmitido conforme a visão de um artista. A forma como isso se dá é variada: pela leitura de um clássico, pela audição de uma canção ou pela percepção de formas e cores de uma pintura. Projetar residências, prédios ou revitalizar espaços também parte de uma percepção singular.
Agregar conceitos de inspiração e criação à técnica é coisa própria de uma das artes mais antigas da humanidade, a Arquitetura.
Os detalhes fazem parte de um projeto. Dependendo do estilo, o detalhe pode ser o telhado, grandes vãos de esquadrias,
materiais naturais como pedras e madeiras, ou seja, detalhes são fundamentais para a arquitetura e estão presentes em todos os meus projetos.

Um projeto arquitetônico vai muito além do conhecimento técnico. Ele necessita conhecer o cliente. Precisamos saber a verdadeira necessidade e uso desse imóvel, se será sua casa para moradia, para veraneio ou para investimento. Envolve conhecimento da legislação da cidade onde será construído o imóvel, pois muitas vezes ficamos limitados às leis que determinam o tamanho e a ocupação desse imóvel no terreno. Mas o principal ‘detalhe’ é a sintonia entre cliente e arquiteto, em que ambos têm a liberdade para expor e trocar suas ideias e sonhos.
A arquitetura, antes da finalização de um projeto, segue um rito subjetivo, pois ao partir dos desejos de um cliente, a arte entra como percepção para traduzir em obra, levando em consideração os aspectos como, terreno, vegetação, posição solar e localização, para buscar o conforto, a luminosidade, a ventilação e o bem-estar das pessoas dentro e fora do imóvel. A Arquitetura é uma das formas mais clássicas de arte, além de uma ferramenta para a realização do sonho de alguém.”

Features Image